#Jornalismo: Quais matérias vou cursar?

Hey pessoas tudo bem?

Esse post era para sair na quinta, mas minha semana foi super corrida e não consegui adiantar nada no blog, por isso, venho hoje deixar minhas considerações sobre as matérias do curso de Jornalismo. E esclareço que as matérias das quais falarei estão presentes na matriz curricular da minha faculdade, por isso pode ocorrer divergências entre matrizes.

Em cada período falarei uma breve descrição sobre a matéria e o que achei dela, seu nível de dificuldade entre outras coisas.

1º período

–  Comunicação e Cultura Popular – O nome já diz muita coisa, aqui estudamos a cultura em suas diversas manifestações. No começo é muito complicado, pois estudamos mais profundamente algo que só sabíamos por alto, ou nem sabíamos.
– Informática – Todo início de curso tem, é mesmo uma revisão de toda a informática vista na vida.
– Língua Portuguesa e Produção de Texto I – Produções e mais produções de texto, regras e mais regras. Essa matéria foi uma delicinha. ❤
– Psicologia – Complicou minha vida um bocado, mas foi legal aprender sobre.
– Introdução ao Jornalismo – Aqui aprendemos como surgiu o jornalismo, a escrita, os meios digitais entre outros comunicacionais. ❤
– Realidade SEP Brasileira e Regional – Apresentação sobre a história e como o nome já diz, Realidade Socio Econômica Brasileira e Regional, mas resumimos em história.

2º período

– História da Arte – Arte, respiramos e transpiramos arte, aprendemos sobre todo tipo de arte, seja ela barroca, românica, romântica, grega, moderna, entre outras. ❤
– Redação Jornalistica I: Notícia – Aprender a escrever notícia é uma delicia, notícia é fato, é fazer um relato de um fato, é cobertura.
– Metodologia Cientifica – Simplesmente aprender a fazer trabalhos de pesquisa, suas regras, métodos e técnicas. Aprender sobre citação, referência, etc.
– Língua Portuguesa e Produção de Texto II – Mais textos, mais regras, mais discussões e leituras obrigatórias.
– Teoria Política – Respirar política e a história do brasil aliado ao jornalismo político. ❤
– Sociologia – Ô aula gostosa gente, estudar sociologia sempre foi divertido para mim, então na faculdade não seria diferente.

3º período

– Redação Jornalistica II: Reportagem – Fazer reportagem foi minha complicação, não conseguia fazer aquilo se tornar humano, era como se fosse uma extensão da notícia sem o lead (resumo da notícia), é minha maior dificuldade ainda hoje.
– Educação e Tecnologias da Comunicação – Educação para as mídias. Uma matéria deliciosa. ❤
– Língua Portuguesa e Produção de Texto III – Última parte das produções textuais e regras portuguesas, mas ainda foi muita produção de textos.
– Teoria Econômica – Me ferrei bonito aqui, era complicado demais fazer reportagem sobre economia, tirei zero na primeira, e fechei a segunda com a ajuda de um amigo, senão tinha pegado dependência. Foi fácil não.
– Marketing e Pesquisa de Opinião – Aprender marketing é uma coisa muito gostosa, mas me deu trabalho, quase fiquei de dp (dependência), mas gostei bastante.
– Optativa I – Temas Contemporâneos em Comunicação – Discutimos bastante sobre os rumos da comunicação e os avanços na área.

4º período

– Planejamento Gráfico – – Teoria da Comunicação – De onde surgiu a comunicação e quais as teorias que a cercam. O matéria complicada, quase me matou.
– Técnicas de Entrevista e Pesquisa Jornalística – Mais conhecida como TEPEJ essa matéria é um amorzinho, temos introdução a rádio, a tv e a entrevistas, trabalhamos bastante, mas nos divertimos. ❤
– Cinema:Produção e Linguagem – Aqui aprendemos a história do cinema, seus problemas e como produzir. As aulas práticas são uns amores. ❤
– Redação Jornalística III:Jornalismo Opinativo – Opinar nunca é a coisa mais fácil do mundo, por isso, aprendemos a escrever textos opinativos, com todo rigor e técnica jornalística.

5º período – Em curso.

– Antropologia – Em um momento penso que entendi tudo, no outro nada. É uma matéria teórica, mas divertida. Aqui estudamos a cultura e pesquisas de campo.
– Comunicação Empresarial e Marketing – Teatro – Jornalismo Especializado – Aqui aprendemos a montar revista, fazer jornalismo para uma área especifica ❤
– Postura e Dicção – Técnicas e Métodos de Pesquisa – Técnicas e métodos para pesquisa e desenvolvimento de artigo cientifico. É teórico, mas é divertido.

 Para quem já cursou Jornalismo, qual sua matéria preferida? E para quem ainda não cursou, qual seria?
Anúncios

Um comentário sobre “#Jornalismo: Quais matérias vou cursar?

  1. Nossa, me lembro como se fosse ontem da apresentação de Psicologia que eu não tinha estudado nada por conta da prova de Carlos e bem na minha vez de falar o data show desliga!! Kkkkkkk. Acho que não tive nenhuma matéria favorita :/ #triste

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s